Table of Contents

O que é um equipo?

O que é um equipo

Conhecido rotineiramente como equipo, os kits intra venosos (IV) são dispositivos utilizados para fazer uma administração controlada de soluções parenterais uma vez que possibilitam além da infusão a dosagem e controle do fluxo da solução a ser administrada.

Normalmente, utilizamos esse método de administração Intravenosa quando o paciente precisa receber a solução por longos períodos de tempo, como no caso de alguns fármacos.

Como funciona um equipo?

O equipo é o disposítivo que faz a conexão entre o frasco ou bolsa  da solução a ser administrada e o paciente, no caso da maioria dos fármacos essa administração ocorre por via intra-venosa. Ou seja, a solução é levada de maneira segura até as veias do paciente chegando diretamente no sistema circulatório, o que possibilita uma ação mais rápida no organismo.

Quais as partes de um equipo?

O equipo é formado por uma série de componentes que podem varias de acordo com o tipo utilizado. Na maioria das vezes, os componentes de cada equipo serão os mesmos, o que irá mudar são as características de cada um deles desses componentes, que variam de acordo com a finalidade do equipamento.

Partes de um Equipo

Ponta perfurante: É a parte do equipo que irá perfurar o frasco ou bolsa onde a solução está armazenada. Para garantir a segurança do paciente essa ponta deve ter uma tampa protetora a fim de evitar a contaminação da parte que entrará em contato com a solução.

Entrada de ar: Pode ser com ou sem filtro, serve auxiliar o bom funcionamento do equipamento, o tipo a ser utilizado vai depender de características como o tipo de container da solução a ser administrada. Quando a entrada de ar está aberta, o ar consegue adentrar o cointainer exercendo pressão para baixo e facilitando o fluxo da solução. Você pode ver mais detalhadamente a diferença entre essas entradas neste artigo.

Câmara de gotejamento: Transparente e flexível a câmara de gotejamento é o recipiente onde as gotas irão cair antes de entrar no tubo que leva ao acesso venoso. Ela serve para monitorar e contar o gotejamento, garantindo que estejam de acordo com o cálculo.

Filtro de partículas: Responsável por impedir que a solução que chega ao paciente não contenha particulas, bactérias ou bolhas de ar.

Tubo flexível: É um tudo transparente e flexível por onde o líquido a ser administrado vai passar antes de chegar ao acesso para adentrar o organismo do paciente.

Pinça tipo Rolete (Roller Clip): Dispositivo de pinça tipo rolete que possibilita o ajuste preciso do fluxo de infusão e sua interrupção total.

Injetor lateral em Y: O injetor lateral em Y é utilizado para administrar substâncias de forma lenta e/ou ao mesmo tempo que outra substância já em gotejo. Este dispositivo é uma opção à dânula, que apesar de muito utilizada nem sempre é a melhor opção.

Conector Luer: É um conector utilizado para a vedação do sistema de infusão, dependendo da sua variação, também pode ser utilizado para unir outros equipamentos ao equipo.

Quais os tipos mais comuns de equipo?

Existem muitos tipos de equipo disponíveis para utilização, cada um com características diferentes de acordo com a sua utilização. Por haver uma grande variedade, é fundamental que o profissional saiba diferenciar e selecionar o equipo necessário para a situação de cada paciente.

Os principais equipos dividem-se em duas categorias: magrogotas e microgotas. Abaixo, vamos falar um pouco de cada um. 

Equipo Macrogotas

O equipo macrogotas é utilizado para administração de grandes volumes de solução. Este equipo possuí uma câmara de gotejamento no qual o cálculo de gotejamento será feito em gotas por minuto. Você pode ver mais detalhadamente a diferença entre este e o equipo microgotas neste artigo.

Equipo Microgotas

O equipo microgotas é utilizado quando o volume a ser administrado é pequeno.Diferente do equipo de macrogotas, a câmara de gotejamento é menor e possuí uma abertura que permite a entrada de microgotas. Para este tipo de equipo o cálculo para infusão utiliza microgotas por minuto como medida.  

Equipo para Dieta Enteral

O equipo para infusão de dietas enterais é muito parecido com o equipo de macrogotas tradicional contudo, suas pequenas diferenças que garantem a segurança do paciente. Uma das principais diferenças é a cor, além disso, seu conector é escalonado, tornando impossível sua instalação em via endovenosa, somente em sondas.

Equipo para Transfusão

O equipo para transfusão é um equipamento específico para a transfusão de sangue ou outro hemoderivados. Ele segue normas específicas para a infusão deste tipo de substância.

Equipo para Bomba de infusão

A bomba de infusão é utilizada quando a administração da substância necessita de um controle mais rigoroso, como no caso de alguns fármacos e dietas. O equipo para esta bomba é muito parecido com o padrão com algumas diferenças, como um sistema de silicone em seu centro que permite o controle e bombeamento das soluções.

Equipo Dial-a-flow

Este equipo é utilizado quando é preciso fazer um controle rigoroso da substância a ser infundida, possibilitando o ajuste preciso desse fluxo. Normalmente, este equipo é utilizado quando o local não possuí bomba de infusão disponível.

Equipo sem Latex

Este equipo é uma opção confeccionada para ser utilizada sobretudo com pacientes que sejam alérgicos ao material normalmente utilizado no equipamento, proporcionando uma opção segura para o recebimento do tratamento.

Equipo com Bureta

É o equipo utilizando para a administração de medicamentos em pequenos volumes solução que exigem um controle rigído do volume infundido. Este tipo de equipamento é muito utilizado em pacientes pediátricos, neonatais e em terapias intensivas.

Equipo Fotossensível

Estes equipos são estruturalmente identicos aos de macro e microgotas, sua única diferença é sua cor, que tem como finalidade proteger substâncias que sejam sensíveis a luz durante sua administração.

Agora que você já sabe o que é um equipo, seus componentes, diferentes tipos e usos fica mais fácil decidir quais equipamentos usar em cada situação. Assim, você pode dimensionar melhor a quantidade que necessita pedir. Saiba mais sobre nossos materiais entrando em contato com a nossa equipe comercial.

Acerca de KAGNYI MEDICAL (KMED)

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd fue fundada en 1994 y se posiciona como uno de los principales fabricantes en el sector de la salud en la provincia Liaoning de China. A lo largo de estos 30 años, nos hemos dedicado a la fabricación de una amplia gama de productos (equipo macrogotas) y componentes médicos-desechables de alta calidad para satisfacer tanto los mercados nacionales como internacionales. Hasta la fecha, hemos mantenido con orgullo colaboraciones con países de Europa, América del Sur, Rusia, África y Oriente Medio.

En nuestra empresa, más de 300 personas trabajan arduamente en el desarrollo de productos de alta gama, siguiendo un proceso de control de calidad riguroso que se ajusta a las normativas de la Administración Nacional de Productos Médicos de China, ISO 13485 y la certificación CE de la Unión Europea. Nos enorgullece no solo ofrecer productos de alta calidad, sino también brindar el mejor servicio posible a nuestros clientes. Para nosotros, resulta esencial atender todas las necesidades de nuestros clientes. Para conseguirlo, contamos con un equipo completo de profesionales altamente capacitados, dispuestos a brindar asistencia en cualquier momento que sea necesario.

Related Articles

Equipo Macrogotas Completo

Hospitalar 2024: A maior feira de saúde da américa latin

O que é uma seringa?

What Are The Famous Types of Infusion Sets in Brazil? (Equipo de Infusão)

O que é uma agulha hipodérmica

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Let's Have A Chat

Get our catalogue or lastest news and updated products!