Table of Contents

O que é Scalp?

scalp

Existem muitos tipos de agulhas hipodérmicas utilizadas no dia a dia de hospitais, clínicas e laboratórios. Cada uma delas possuí características que irão variar dependendo do objetivo e  do paciente na qual será realizado o procedimento. Um desses equipamentos é o Scalp, também conhecido como “agulha asa borboleta” ou scalp alado é um equipamento muito utilizado em hospitais e laboratórios, principalmente na coleta de exames e administração de medicamentos.

Características e Função

O scalp é um dispositivo esterilizado e descartável utilizado no dia a dia para a coleta de sangue ou administração de soluções. Normalmente utilizado em pacientes pediátricos e com contraturas, o scalp asa de borboleta possuí uma agulha muito fina que consegue perfurar veias em locais como dorso da mão, couro cabeludo ou punho do paciente.

Além de uma agulha hipodérmica com calibre (G) de numeração alta (quanto maior o calibre, menor o diâmetro), essa agulha possuí duas estruturas dobráveis em forma de asa de borboleta que serve para fixar o acesso com maior facilidade.

Partes de um scalp

O scalp é composto em geral por cinco partes, sendo elas a agulha hipodérmica, asas bilaterais flexíveis, tubo transparente flexível, conector luer e tampa de plástico.

Partes de um scalp
Partes de um scalp

Agulha hipodérmica: Agulha de pequeno diâmetro projetada para perfurar a pele do paciente a fim de acessar vasos mais finos localizados no punho ou couro cabeludo tornando possível a administração de soluções por via intravenosa.

Asas bilaterais flexíveis: São estruturas localizadas nas laterais da agulha hipodérmica, servem para auxiliar na fixação da agulha. Podemos também encontrar scalps com apenas uma asa, um modelo amplamente utilizado em hospitais chineses.

Tubo Transparente:  Tubo transparente e fléxivel possuí entre 20 e 35cm de comprimento. Sua transparência permite a visualização da solução em seu interior, facilitando o processo de administração. Por ter como objetivo o acesso de vasos de menor calibre, costuma ser extremamente fino.

Conector Luer Lock ou Luer Slip: Parte que irá contectar-se à seringa ou recipiente contendo a solução a ser administrada. O tipo de conector Luer (Lock ou Slip) irá váriar de acordo com equipamento onde será conectado. O conector Luer Lock possuí sulcos que permitem uma melhor fixação, enquanto os conectores Luer Slip possuem uma entrada mais simples, na qual a fixação é mais instável. Você pode ver melhor as diferenças entre os conectores Luer neste artigo do nosso site.

Tampa de plástico: Tampa plástica padrão presente em toda agulha hipodérmica, ela é responsável por proteger a agulha de contaminação e também evitar acidentes perfurocortantes durante o manuseio do scalp.

Scalp tamanhos

Como já mencionamos em nosso artigo sobre agulhas hipodérmicas, é padrão que esses insumos hospitalares sejam fabricados em cores diferentes que servem para sinalizar visualmente o calibre da agulha. No caso das agulhas asa de borboleta, a cor não está sinalizada no canhão, mas sim nas “asas” do scalp.

Scalp tamanhos
  • Cinza: scalp 27G, é a mais fina de todas as versões disponíveis para esse tipo de agulha. É indicado para crianças e neonatos.
  • Marrom: scalp 26G, é indicado para crianças e neonatos.
  • Laranja: scalp 25G, é indicado para crianças e neonatos.
  • Violeta: scalp 24G, é indicado para veias de médio calibre como no caso de adultos, idosos e adolescentes.
  • Azul: scalp 23G, é indicado para veias de médio calibre como no caso de adultos, idosos e adolescentes. Normalmente utilizada para administração de medicamentos em médias e grandes dosagens, administrações em bolus e fliush além da coleta de sangue.
  • Preto: scalp 22G, é indicado para veias de médio calibre como no caso de adultos, idosos e adolescentes. Normalmente utilizada para administração de medicamentos em médias e grandes dosagens, administrações em bolus e fliush além da coleta de sangue.
  • Verde: scalp 21G, é indicado para veias de médio calibre como no caso de adultos, idosos e adolescentes. Normalmente utilizada para administração de medicamentos em médias e grandes dosagens, administrações em bolus e fliush além da coleta de sangue.
  • Amarelo: scalp 20G, utilizada para administração de medicamentos em grandes dosagens e coleta de sangue.
  • Bege: scalp 19G é a mais grossa de todas as versões disponíveis para este tipo de agulha. É utilizada para administração de medicamentos em grandes dosagens e coleta de sangue.

Usos e Cuidados

Uma das principais habilidades que um profissional da saúde deve ter é a de determinar qual tipo de equipamento deve ser utilizado em cada situação. Apesar de serem muito similares, scalps e catéteres possuem objetivos finais diferentes e quando utilizados de maneira errada podem trazer danos ao paciente ou mesmo impossibilitar a realização do procedimento.
Quando devemos utilizar o scalp?
A agulha asa de borboleta deve ser utilizada em pacientes que necessitam receber infusões:

  • Que sejam de curta duração (tempo de infusão entre 1min e 30min)
  • Administração em bolus (tempo de infusão igual ou menor a 60 segundos)
  • Administração de doses únicas
  • Que tenham baixo volume de líquido,
  • Quando não houver a necessidade de manter o acesso no paciente.
  • Pacientes com veias muito finas (como pacientes pediátricos),
  • Pacientes com vasos mais sensíveis e/ou comprometidos (como idosos, ou pacientes quimioterápicos)
  • Coletas de sangue para exames
  • Doação de sangue
  • Realização de flush

É importante destacar que os scalps não devem ser utilizados para administração de soluções vesicantes ou irritantes, uma vez que estas causam danos ao tecido se extravasados. Enquanto as soluções irritantes podem causar ardor, inflamação temporária e flebite, soluções vesicantes podem causar necrose.

Armazenamento e Descarte

Assim como muitos materiais hospitalares, o scalp é descartável e possuí uso único, ou seha, deve ser descartado em recipiente adequado para resíduos perfurocortantes após ser utilizado. Sua reutilização traz o risco de contaminação cruzada e infecção. Além disso, é fundamental atentar-se para as condições de armazenamento,a embalagem que deve estar completamente selada e íntegra. Caso a embalagem esteja danificada o produto não deve ser utilizado.

Sobre nós

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd se fundó en 1994 y es uno de los principales fabricantes de equipos de infusión desechables, jeringas desechables y accesorios médicos. Producimos más de 600 millones de piezas al año. Nuestros productos se venden en China y se exportan a todo el mundo, a destinos como Europa, América del Sur, Rusia, África y Medio Oriente.

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd
Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Let's Have A Chat

Get our catalogue or lastest news and updated products!