Table of Contents

O que é uma câmara de goteo? Partes do equipo

câmara de gotejamento

Introdução

A câmara de goteo é uma das partes do equipo, tem o papel de permitir que o ar suba da solução na câmara, impedindo sua entrada no tubo flexível e no sistema do paciente. Este mecanismo atua na prevenção de embolia gasosa, condição que ocorre quando ocorre o bloqueio de vasos sanguíneos pela presença de um ou dois gases no sistema circulatório Existem diferentes tipos de câmaras de goteo como por exemplo câmara de gotejamento duplo, câmara de gotejamento alada, câmara de gotejamento ventilada, câmara de gotejamento não ventilada, com ou sem local de injeção, entre outras.

Partes de uma câmara de goteo

A câmara de goteo é formada por quatro partes principais, a câmara, ponta perfurante, filtro e entrada de ar, sendo a última presente em apenas algumas câmaras de goteo.

Partes de uma câmara de gotejamento
Partes de uma câmara de goteo

Câmara: recipiente plástico onde a solução a ser administrada ira gotejar, liberando as particular de ar antes de correr para o tublo fléxível. Vem acoplada a uma ponta e pode ser dupla,alada, ventilada,não ventilada, suave, com ou sem local de injeção, entre outras.

Ponta perfurante: É a parte que irá encaixar nas outras partes do equipo, ligando a câmara de gotejo ao local para onde a solução deverá passar.

Filtro: Presente na câmara de goteo de alguns equipos, o filtro é usado para filtrar possíveis partículas presentes na solução, protegendo o paciente de possíveis infecções que poderiam ser causadas pela presença dessas particulas.

Entrada de ar: O sistema de ventilação da câmara de gotejamento faz parte da ponta perfurante, está presente acima da câmara que irá receber o líquido. Os equipos que possuem essas entradas de ar em suas câmaras de gotejamento são chamados e equipos ventilados. Equipos com entrada de ar são normalmente utilizados para soluções que vem em frascos de vidro, uma vez que a entrada de ar no sistema altere o nível da substância. ​

Para que serve uma câmara de goteo

A câmara de gotejamento possuí diferentes funções, sendo uma parte fundamental do equipo e indispensável para uma boa administração de medicamentos. Suas principais funções são:

Permite que o gás misturado  suba: Na câmara de gotejamento, as moléculas de gás presentes na solução consequem separar-se, indo para o topo da câmara de gotejamento. Essa separação possibilita que o líquido a ser administrado continue fluindo pelo tubo flexível em direção ao paciente livre de bolhas de gás. A presença de ar junto a solução traz riscos para o paciente, sendo o principal deles a embolia gasosa, mas não sendo ela a única intercorrência possível. Ao instalar o medicamento no equipo cuidados para garantir seu bom funcionamento devem ser tomados. A câmara de gotejamento não deve ser preenchida completamente, uma vez que é necessário ter espaço para as moléculas de gás ocuparem.

Permite o controle da administração: Uma das funções fundamentais da câmara de goteo é permitir que a os profissionais responsáveis pelo paciente consigam visualizar se o medicamento administrado está fluindo corretamente. É possível que com a movimentação do paciente e outros fatores ocorra uma obstrução do tubo ou catéter, impedindo que o medicamento corra corretamente. Contudo, para que essa observação seja possível a câmara de goteo não pode estár cheia de líquido.

Permite o controle do fator de goteo: Calcular o tempo no qual o volume total de solução levará para ser totalmente administrado é uma das partes fundamentais para uma administração de medicamentos segura. Para isso, os profissionais devem realizar o cálculo de gotejamento que irá determinar quantas gotas ou microgotas por minuto devem pingar na câmara de gotejamento a fim de que o medicamento seja administrado de acordo com a sua posologia. Por ser transparente, a câmara permite a visualização do gotejo, tornando possível medir e regular e quantidade que o paciente irá receber, uma medida fundamental para evitar reações adversar da má administração de medicamentos.

Tipos de câmara de goteo

As câmaras de goteo são classificadas em dois tipos, nomeando os equipos aos quais são acopladas e diferenciando eles entre Equipo de Macrogotas e de Migrogotas. A principal diferença entre essas câmaras é o seu tamanho e a quantidade de solução que serão liberadas.

Macrogotas e de Migrogotas
Macrogotas e de Migrogotas

Macrogotas: Disponível em três tamanhos (10 GTT/ml, 15 GTT/ml e 20 GTT/ml.), a câmara de macrogotas é o tipo mais utilizado por se adequar a posologia da maioria dos fármacos e dietas a serem administrados. Cada mL possuí em média 20 macrogotas, tornando o cálculo de gotejamento mais simples.

Microgotas: Disponível em apenas um tamanho, a câmara de microgotas é utilizada para fármacos que necessitem de um maior controle no goteo, maior tempo de infusão e também em pacientes neonatais e pediátricos. Uma macrogota contém aproximadamente 3 microgotas, sendo assim, 1mL de solução irá conter em média 60 microgotas.

Fator de goteo

O fator de goteo é o cálculo feito para determinar a quantidade gotas ou microgotas que devem cair na câmara de gotejamento por minuto para que uma solução seja administrada de maneira segura. Existem duas formas de cálcular esse fator, uma utilizando macrogotas como unidade, enquanto a outra utiliza as microgotas como referência.

Nº de gotas =  volume total (mL) / tempo (hora) x 3

Nº microgotas = volume total (mL) / tempo (hora)

É importante atentar-se para o fato de que a administração das soluções são normalmente medidas em gotas por minuto, sendo assim necessário converter o tempo de horas para minutos. Para calcular diretamente em minutos podemos utilizar as fórmulas abaixo.

Nº gotas = volume total (mL) x 20 / tempo (minutos)

Nº microgotas = volume total (mL) x 60 / tempo (minutos)

Sobre nós

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd se fundó en 1994 y es uno de los principales fabricantes de equipos de infusión desechables, jeringas desechables y accesorios médicos. Producimos más de 600 millones de piezas al año. Nuestros productos se venden en China y se exportan a todo el mundo, a destinos como Europa, América del Sur, Rusia, África y Medio Oriente.

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd
Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Let's Have A Chat

Get our catalogue or lastest news and updated products!