Table of Contents

O que é uma agulha hipodérmica

agulha hipodérmica

A agulha hipodérmica é um dos materiais hospitalares mais utilizados no dia a dia. Por ser capaz de penetrar as camadas da pele e adentrar a circulação sem danificar os vasos, é utilizada nos mais diferentes tipos de procedimentos, como cirurgias, preparo e administração de medicamentos, coleta de exames, transfusões entre outros.

Por ser um insumo essencial na rotina hospitalar, saber identificar e selecionar a agulha hipodérmica correta para o procedimento a ser realizado é uma habilidade fundamental de todo profissional da área da saúde. Neste artigo, vamos cobrir os aspectos mais importantes das agulhas hipodérmicas, seus tipos, partes, história e quando devemos utilizar cada uma delas.

Como funciona uma agulha hipodérmica

A agulha hipodérmica é um tipo de agulha utilizada em diversos procedimentos em consultórios, clínicas, unidades de saúde e hospitais. A agulha hipodérmica é capaz de perfurar a hepiderme, acessando camadas mais profundas da pele como hipoderme e músculos. Além disso, é capaz de acessar vasos sanguíneos tornando possível administrar soluções e coletar sangue.

Partes de uma agulha hipodérmica

A agulha hipodérmica é um objeto simples com apenas quatro partes distintas, o canhão, a haste ou cânula, o lúmen e o bizel. Vamos agora falar brevemente sobre cada uma dessas partes

Partes de uma agulha hipodérmica
Partes de uma agulha hipodérmica

Canhão: Parte mais larga, localizada na base da agulha, o canhão é a porção da agulha hipodérmica que irá prender-se na seringa. O canhão é normalmente feito de plástico, podendo também ser feito em liga de alumínio. Esta parte tem importância fundamental para o profissional pois cada tamanho de agulha terá uma cor de canhão diferente, facilitando sua identificação por parte do profissional.

Cânula: Também conhecida como haste, a cânula parte mais comprida da agulha hipodérmica. É ela que é inserida dentro do vaso sanguíneo (normalmente uma veia) na hora de administrar medicamentos.

Calibre: Determina o tamanho do orifício na agulha pelo qual as soluções irão passar. Quanto maior o calibre, menor será o orifício. Agulhas hipodérmicas são encontradas em diversos calibres e comprimentos.

Bisel: Corresponde à extremidade perfurante da agulha hipodérmica. Durante o uso da agulha, deve-se atentar para a posição do bisel, uma vez que diferentes usos possuem técnicas diferentes.

Capa de proteção: A agulha deve estar coberta por uma tampa plástica que evita a contaminação da agulha e servindo de barreira para acidentes por perfuração.

Tipos de agulhas hipodérmicas

As agulhas hipodérmicas são classificadas de acordo com os eu calibre. Os calibres das agulhas hipodérmicas são sinalizados por meio de um esquema de cores, facilitando sua identificação. É importante lembrar que as cores utilizadas para cada calibre podem variar de acordo com o fabricante.

Na Kmed Health, utilizamos quinze cores para identificar nossas agulhas hipodérmicas: Amarelo, vermelho, verde água, cinza, marrom, laranja, violeta, azul, preto, bege, rosa e branco.

agulhas hipodérmicas
Agulhas hipodérmicas

Amarela:. Disponível em dois tamanhos, 30G e 20G.  A agulha amarela de 30G pode ter comprimento de 8mm, 9mm ou 12mm. É muito utilizada em procedimentos pediátricos por ser extremamente fina, também recomendada para aspirações e injeções intravenosas . Já a agulha amarela de 20G pode medir 25mm, 30mm ou 40mm e é indicada para injeção e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Vermelho: Diâmetro de 29G com comprimento que pode ser de 8mm, 9mm ou 12mm. Recomendada para aspirações e injeções intravenosas.

Verde-azulado: Diâmetro de 28G com comprimento que pode ser de 8mm, 9mm ou 12mm. Recomendada para aplicação de insulina, coletas e aplicações intravenosas.

Cinza: Diâmetro de 27G com comprimento que pode ser de 12mm, 16mm ou 25mm. Recomendada para injeções e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Marrom: Diâmetro de 26G com comprimento que pode ser de 12mm, 16mm ou 25mm. Recomendada para injeções e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Laranja: Diâmetro de 25G com comprimento que pode ser de 16mm, 25mm ou 30mm. Recomendada para injeções e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Violeta: Diâmetro de 24G com comprimento que podeser de 25mm, 30mm ou 40mm. Recomendada para injeções e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Azul: Diâmetro de 23G com comprimento que pode ser de 25mm, 30mm ou 40mm. É utilizada para aplicações intramusculares e coleta de sangue.

Preto:Diâmetro de 22G com comprimento que pode ser de 25mm, 30mm ou 40mm. É utilizada para aplicações intramusculares e coleta de sangue.

Verde: Diâmetro de 21G com comprimento que pode ser de 25mm, 30mm ou 40mm. Utilizada na aplicção de injeções intramusculares e coleta de sangue.

Amarelo: Diâmetro de 20G com comprimento que pode ser de  25mm, 30mm ou 40mm; São muito versáteis por serem utilizadas para injeção e aspirações intradermais, subcutâneas, intramusculares e intravenosas.

Bege: Diâmetro de 19G com comprimento que podeser de 25mm, 30mm ou 40m. Pode ser utilizada para procedimentos por via intradermal  subcutânea, intramuscular e intravenosa.

Rosa: Diâmetro de 18G e comprimento de 40mm. Assim como a agulha de haste branca, é utilizada na transferência fármacos de aplicação intramuscular do recipiente para a seringa.

Branco: Diâmetro de 16G e comprimento de 40mm. Comumente utilizada para transferir fármacos de aplicação intramuscular do frasco para a seringa.

Cuidados no uso  de agulhas hipodérmicas

Por serem materiais críticos, as agulhas hipodérmicas devem ser estéreis. Ao selecionar uma agulha hipodérmica para um procedimento é necessário inspecionar a qualidade do material. A  embalagem deve estar lacrada e sem nenhum sinal de avaria. A capa de proteção deve estar integra e cobrindo inteiramente a agulha, deve ser mantida sempre que a seringa não estiver sendo utilizada para injetar ou aspirar.

Após o uso, as agulhas devem ser descartadas no lixo perfurocortante com muito cuidado para não causar acidentes. Recomenda-se o descarte da agulha com a tampa de proteção. Reutilizar agulhas e seringas traz sérios ricos de contaminação, podendo levar à quadros graves de infecção e transmitir doenças.

Sobre nós

Liaoning KANGYI Medical Equipment Co., Ltd se fundó en 1994 y es uno de los principales fabricantes de equipos de infusión desechables, jeringas desechables y accesorios médicos. Producimos más de 600 millones de piezas al año. Nuestros productos se venden en China y se exportan a todo el mundo, a destinos como Europa, América del Sur, Rusia, África y Medio Oriente.

LIAONING KANGYI MEDICAL EQUIPMENT CO., LTD
LIAONING KANGYI MEDICAL EQUIPMENT CO., LTD

Related Articles

O que é uma câmara de gotejamento? Partes do equipo

Hospitalar 2024: A maior feira de saúde da américa latina

O que é um equipo?

Qual a diferença entre Equipo Macrogotas e Microgotas?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Let's Have A Chat

Get our catalogue or lastest news and updated products!